O que é Hacktivismo?
SÃO PAULO – O termo Hacktivismo ganhou evidencia no final de 2010 quando o grupo hacker Anonymous iniciou uma série de Ataques de Negação de Serviço (DDoS) contra grandes corporações que se recusaram a repassar verbas de doações para o WikiLeaks.
Os ataques DDoS realizam uma série de solicitações de acesso a uma pagina na internet, que por conta disso passa por uma sobrecarga e acaba ficando fora do ar.
O grupo sofreu duras criticas e acusações de terrorismo, mas muitos tambem identificaram os ataques como forma de protesto.
Os membros do grupo chegaram a divulgar um comunicado afirmando que não eram terroristas, e sim uma conscientização focada em uma campanha de paz para a liberdade de expressão.
E para jovens brasileiros que participam de comunidades digitais que defendem o livre acesso as informações publicas, essas ações são protestos legitimos em uma sociedade hoje muito controlada por grandes corporações.
Muitos dos hacktivistas brasileiros participam de comunidades digitais que tem como principal objetivo usar seus conhecimentos para obter e reorganizar os dados governamentais publicos de forma facil e acessivel para todos.
Embora alguns projetos do governo como o Governo Aberto (do estado de São Paulo) e o Governo Eletrônico (esfera federal) sejam alguns dos poucos exemplos de dados publicos abertos, o que nossos hacktivistas querem é poder participar e criar soluções em conjunto com o governo.
No Brasil
Se você já colocou bombril na antena da TV, então você já foi um hacker. É com esta divertida colocação que membros da comunidade Transparência Hacker (THack) definem o que é ser hacker.
O THack se formou em outubro de 2009, quando dois de seus idealizadores, o programador Pedro Markun (25) e a pesquisadora Daniela Silva (24), se encontraram em um evento de cultura digital e resolveram trazer ao Brasil os Hack Days é maratona que reune pessoas interessadas em desenvolver projetos que unam dados publicos e do governo, gerando transparencia e participação politica na rede.
fonte: http://info.abril.com.br/noticias/seguranca/hacktivismo-pode-mudar-a-politica-no-brasil-02022011-6.shl