Um assunto que está em alta é a chegada dos Tablets e muita gente tem me perguntado qual a diferença do Tablet para o Notebook ou para o PC, ou até mesmo em relação a esses novos super celulares Smartphones.
Com a invasão dos tablets, smartphones e netbooks fica cada vez mais difícil definir qual o dispositivo ideal para ser o seu companheiro fiel no dia a dia. Por isso vou tentar mostrar as vantagens e desvantagens de cada um, mas tenha em mente que a utilidade de um aparelho estará sempre ligado ao que você precisa e também que é dificil ter um dispositivo que faça tudo o que você quer.
Smartphones – seguindo a definição básica “Celular com funcionalidades avançadas que podem ser estendidas por meio de programas executados no seu sistema operacional” , vou explicar isto um pouco melhor: O smartphone permite que você instale programas assim como você o faz em seu PC, e a maioria com apenas alguns cliques e você tem desde jogos até mapas e suíte Office, e praticamente não existem limites para o tipo de programa que pode rodar nele.
Mas a mesma coisa que o torna prático, que é o seu tamanho, também é seu maior inimigo, já que em uma tela de 4.0 polegadas pode ser interessante um uso voltado para o entretenimento, que pouco requer precisão e também quase sempre só requer alguns minutos, mais para uma plataforma de trabalho, que requer bastante precisão e quase sempre horas olhando para a tela, fica uma coisa inviável, servindo apenas para visualizar e incluir coisas pequenas em seus arquivos de trabalho.
Prós
- Portabilidade
- Recursos como GPS, anotações planilhas literalmente na palma da mão
Contras
- Dificuldade para executar tarefas mais complexas
- Tela pequena dificulta visualização de sites e conteúdo mais elaborado
Tablets – De forma resumida é um notebook de menor espessura e sem teclado, seu uso principal é leitura e entreterimento, embora seja utilizado também em atividades profissionais já que serve como uma boa prancheta para anotações.
Geralmente possui poder de processamento e hardware inferior ao de um notebook ou netbook
Prós
- De fácil transporte
- Conexão com a internet e 3G ( nem sempre)
- Peso baixo
- Ideal para leitura
- Ótima plataforma para demonstração de conteúdo.
Contras
- Processador lento
- Pouca memória RAM
- Espaço em disco reduzido ( memória flash)
- Falta de teclado físico o que dificulta digitações mais longas.
Netbooks – São os notebooks com tela abaixo de 11.6 polegadas (leia mais em nosso artigo: Notebook ou Netbooks) de acordo com um consenso geral, eles não são grande novidade já que faz alguns anos que temos notebooks com tamanho reduzido, alguns como o Sony Ux280 levando o conceito ao limite, mas sua popularização se deu apenas com a chegada dos Eepcs e derivados o que acabou abrindo o mercado dos netbooks. Mas atualmente todas as grandes marcas possuem seus modelos de netbook.
Prós
- Baixo custo
- Bateria de longa duração
- De fácil transporte
- Conexão com a internet
- Pode utilizar o mesmo HD de um notebook normal ou seja 640GB por exemplo
Contras
- Processador lento
- Não possui drive de CD ou DVD
- Apenas para trabalhos leves não substituiu notebook
Como vocês podem ver cada um possui vantagens especificas e ligadas diretamente ao tipo de atividade que você quer desempenhar, podemos colocar os smartphones e Tablets em um mesmo patamar até certo ponto, mas os Tablets são mais versáteis.
Se você estiver entre um smartphone e um tablet minha recomendação seria comprar um celular mais simples e ir de Tablet, levando em conta que você costuma ler muito e precisa mostrar conteúdo, o Tablet é uma boa plataforma para apresentação de portfólio, consulta de tabelas e afins. Ou seja é um caderno/agenda de luxo.
Agora se o seu caso é o de alguém que precisa escrever muito e contar com uma boa autonomia da bateria a recomendação é um netbook, atualmente a serie Eepc da Asus oferece um dos melhores senão o melhor custo beneficio do mercado.
Mas tenha em mente que todos eles se destinam a trabalhos leves, mesmo no netbook apesar de você conseguir rodar o photoshop por exemplo e fazer edições simples, não é o ideal, o processamento é lento e os nets tendem a aquecer demais quando em uso prolongado o que para qualquer dispositivo é uma eventual redução na vida útil .
Se o caso for para se obter um desempenho melhor possível para trabalhos com programas pesados, onde se requer velocidade e horas de trabalho e até mesmo melhor entretenimento em geral eu ainda fico com os Notebooks e Velho companheiro PC!